Acreditação Hospitalar
ENTENDENDO AS NOVAS NECESSIDADES ESTRATÉGICAS DO MERCADO DE SAÚDE
A acreditação hospitalar é definida como um sistema avaliativo e de certificação da qualidade dos serviços prestados pela instituição hospitalar. A mesma possui um caráter educativo, obrigando de certa forma ao hospital estar sempre buscando melhorias e excelência nos serviços prestados, e não punitivo como o serviço prestado pelos órgãos de saúde.
O processo de qualificação para a acreditação, é pautado em três ramificações, sendo elas:
– Acreditado Nível 1– segurança, onde se atende ao princípio de segurança em todos os processos organizacionais;
– Acreditado Nível 2– Gestão integrada, onde atende os princípios do Nível 1 e dispõe de um sistema de planejamento e organização focados na gestão integrada;
– Acreditado Nível 3– Excelência em Gestão, onde atende aos níveis 1 e 2 e demonstra uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade Institucional.
O objetivo principal da acreditação hospitalar, é avaliar a unidade como um todo, e não apenas determinados setores, a avaliação é realizada desta forma para garantir que todos os setores sejam interligados e que funcionem em perfeita harmonia.
Existem vários modelos de acreditação hospitalar, no Brasil o mais conhecido é a ONA (Organização Nacional de Acreditação) que visa colocar todos os hospitais acreditados no mesmo patamar, a nível internacional a acreditação mais famosa é a Joint Commission Internacional que é uma ONG, que tem os mesmos objetivos da ONA porém a nível internacional.
O objetivo final da acreditação hospitalar é implementar o hábito do aperfeiçoamento contínuo, preocupação com detalhes, redução de burocracias e otimização do tempo dos prestadores de serviço.
Nós da Three Solutions, somos totalmente capacitados para tornar viável a sua almejada acreditação hospitalar.